Compartilhar:

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on whatsapp

A aplicação das cores tem um papel fundamental no design, existe uma área de estudo voltada exclusivamente para este tema. As cores são capazes de ativar regiões do cérebro, indicar comportamentos, tendências e muitas outras curiosidades, por isso a importância de se estudar a fundo este assunto e vamos neste artigo falar um pouquinho sobre design e as cores.

A aplicação das cores não é apenas um ponto vista em que se acha interessante, ou um gosto pessoal, a utilização de core deve-se levar em consideração as combinações através de suas matrizes, pois cada combinação pode causar uma sensação diferente.

O Vermelho é uma cor quente e positiva, comumente utilizada para indicar a paixão é uma das cores muito aplicada para lanchonetes, restaurantes e outros no segmento da alimentação, pois é muito conhecida por ser uma pigmentação que estimula o apetite. Porém deve-se ater ao cuidado em relação ao excesso em um ambiente que pode estimular a agitação, impaciência e até mesmo a ira.

A cor Preta é ligada ao oculto, desconhecido e outros fatores que queira ligar ao mistério. É uma cor muito utilizada para passar a imagem de elegância, uma confiança, algo de muita personalidade. O melhor da deste tom é que pode ser utilizado em qualquer identidade visual por não ter um viés de tendência sendo considera neutra.

Um tom importante é o Laranja, ela faz o encontro do vermelho com o amarelo, unindo alegria e o estímulo citado no vermelho levando a sensação de jovialidade. Carrega consigo o estímulo ao apetite citado na tonalidade de vermelho.

A cor amarela dá a conotação de energia pode ser relacionada ao sol, muito utilizada para criatividade. A cor amarela é uma das cores que ajuda a manter o foco, estudos e no armazenamento de informações.

A cor azul por sua vez remete a confiança, responsabilidade, lealdade. Ideal em aplicações de empresas em ramos mais conservadores que querem passar uma confiança maior aos seus potenciais clientes.

Ferramentas para facilitar!

Uma ótima dica para quando for desenvolver uma identidade visual é fazer um estudo aprofundado de marcas do segmento, busque as maiores
que são referência em sua área de atuação, assim é possível você identificar as matrizes cromáticas utilizadas com base na psicologia das cores.

Existem algumas alternativas de ferramentas que ajudam você nestas decisões, vou pontuar algumas delas:

paletton.com

Quem Somos

Há mais de 8 anos atuando no mercado incluindo empresas na internet e desenvolvendo soluções para facilitar o dia a dia do empreendedor.

Inscrever

© OnLear Mídia & Desenvolvimento